Importância de realizar manutenção preventiva nas máquinas.
09 de Maio

Segundo a NBR, a Manutenção Preventiva é aquela efetuada em intervalos determinados, destinada a reduzir a probabilidade de falhas ou degradação. Sendo assim, ela é realizada antes do surgimento dos problemas.

Este tipo de procedimento envolve todos os cuidados tomados para prevenir o mau funcionamento de uma peça, maximizando a sua vida útil. Quando realizado periodicamente e de maneira certa, pode representar uma economia de até 25% no custo operacional da máquina, principalmente por evitar paradas para manutenções corretivas.

Pode-se dizer que ela é um processo semelhante à revisão realizada nas concessionárias de automóveis. É baseada em manutenções periódicas, com trocas de óleo e componentes vitais para o funcionamento da máquina, respeitando uma agenda de manutenção recomendada pelo fabricante.

Quais os principais itens verificados durante a manutenção preventiva?

Sistema de combustível

Tanto o filtro quanto o pré-filtro de combustível precisam ser drenados frequentemente. Devido ao ambiente no qual as máquinas trabalham, muitas impurezas acabam se acumulando no local e a drenagem pode evitar problemas graves.

Também é interessante reabastecer a máquina sempre após o dia de trabalho. Esse processo evita a condensação de vapor no tanque, que costuma acontecer à noite e pode trazer problemas para o sistema de combustível, com o risco de danificar o motor.

Pneus

Os pneus são muito importantes, pois são os principais responsáveis por garantir que toda a força da máquina está sendo transmitida ao solo. Por isso, é indispensável fazer a calibragem diária, considerando as condições do terreno e do trabalho do dia.

Isso também vai garantir que as garras dos pneus (ou cravos) se desgastem mais lentamente, adiando a substituição e permitindo economizar bastante dinheiro.

Radiador

O radiador é o responsável por grande parte do resfriamento do motor e precisa ser cuidado todos os dias. Além de conferir o nível de água e de aditivo regularmente (todos os dias é um bom começo), deve-se tomar outro cuidado muitas vezes deixado de lado: a limpeza externa.

Devido ao ambiente de trabalho, muita sujeira pode se acumular na colmeia do radiador e impedir o resfriamento da água. Isso faz com que o motor ferva, levando à perda da junta do cabeçote e a um grande gasto com retífica para reparar.

Filtro de ar

O filtro de ar é muito importante para garantir o bom funcionamento do motor. Se possível, ele deve ser verificado diariamente, devido ao ambiente com muita terra e poeira em que as máquinas operam.

Para os filtros secos, um jato de ar comprimido é suficiente para uma boa limpeza. Já no caso daqueles a óleo, é preciso fazer uma inspeção mais cuidadosa no recipiente do óleo e pedir auxílio ao mecânico.

Direção e transmissão

Tanto na direção quanto na transmissão, os principais vilões são os vazamentos. Fique de olho em vazamentos em pontas de eixo, além dos diferenciais e da própria caixa de câmbio.

A caixa de direção também precisa de atenção. Sempre que identificar vazamentos, ainda que mínimos, tente completar o nível e não abuse do equipamento até levá-lo à manutenção.

Também é necessário realizar o engraxamento dos pontos de atrito da máquina, como mangas de eixos, cubos e balanceiro.

Lubrificação

O nível do óleo precisa ser checado todos os dias, principalmente depois de rotinas extensas de trabalho. Para verificá-lo, assegure-se de que a máquina esteja em terreno plano para evitar leituras equivocadas. Tente desligar o motor pelo menos dez minutos antes da verificação.

Sistema hidráulico e de elevação

O sistema hidráulico e o sistema de elevação funcionam em conjunto. É de extrema importância verificar o nível de óleo hidráulico diariamente e ficar atento a possíveis vazamentos que possam vir a aparecer. Estes vazamentos, quando não sanados rapidamente, podem levar a redução do nível de óleo, superaquecimento do lubrificante e redução de vida útil da bomba e das vedações dos pistões hidráulicos.

Em paralelo a isso, também é necessário realizar o engraxamento dos pontos de atrito da máquina, como pinos e buchas, e mancais de deslizamento, evitando assim a substituição prematura destes componentes. Em máquinas como empilhadeiras, é importante manter uma rotina de inspeção nos rolamentos do carrinho porta garfos e da torre de elevação. Caso haja alguma folga, é necessária a substituição imediata. Este tipo de defeito, quando não resolvido prontamente, pode causar danos graves e tornar o reparo inviável, sendo necessária a troca de todo o conjunto.

Agora que você conhece a importância de realizar a manutenção preventiva de máquinas e tratores agrícolas, que tal agendar a sua? A EMPIMAQ atende toda Santa Catarina, conta com equipe qualificada para realizar este tipo de serviço e possui caminhão próprio e homologado para realizar transportes com segurança e agilidade.

RECEBER NOVIDADES   Empimaq

Cadastre-se para receber novidades

SIGA A GENTE   Empimaq

CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS