Dicas importantes para condutores de empilhadeiras
10 de Novembro

O uso de maquinários dentro de empresas promove mais agilidade e praticidade para a realização de diversas tarefas, como é o caso das empilhadeiras.

Tendo uma estrutura que conta com plataforma de carregamento e um garfo, conectados por um sistema hidráulico ao veículo, as empilhadeiras têm a função de carregar, movimentar e empilhar materiais.

Contribuindo para a logística de empresas e oferecendo otimização no transporte de cargas, as empilhadeiras devem ser operadas por profissionais com capacitação técnica.

Ao operar a empilhadeira, o profissional deverá se atentar ao espaço de locomoção e ao que está ao seu redor, de modo a manter sua segurança e a dos demais.

Além da revisão periódica que deve ser realizada no maquinário, é importante que o operador tenha alguns cuidados ao trabalhar com a empilhadeira.

Quais são os cuidados para trabalhar com empilhadeira?

1 – Antes de operar a empilhadeira, verificar cada componente:

Verificando as condições do equipamento, o operador se certifica de que não há defeitos e nem manutenções que devam ser realizadas.

2 – Respeitar o limite de peso:

Cada empilhadeira a gás ou diesel possui capacidade máxima de carga, indicada pelo fabricante. Ao não respeitar este limite, a estrutura da empilhadeira será prejudicada e pode resultar em problemas em seu funcionamento, até mesmo em acidentes.

3 – Estar atento ao caminho:

É indicado sempre prestar atenção ao solo em que será transitado. Cada modelo de empilhadeira possui suas indicações que devem ser seguidas. Ao não seguir as indicações, pode afetar as condições do maquinário e a segurança do operador.

Sempre fique atento ao que está em seu caminho. Cuide com pessoas transitando e preste atenção à luminosidade e a possíveis manchas de óleo ou água no chão.

4 – Dirigir com responsabilidade:

É recomendado que a empilhadeira seja conduzida com cautela, com velocidade controlada e sem freadas bruscas, de modo a evitar que a carga seja arremessada, prevenindo acidentes.

5 – Seguir as sinalizações:

Geralmente, as empresas possuem áreas especificas para a operação de empilhadeiras. Ou seja, quem trabalha ou transita nessas áreas está ciente da empilhadeira, reduzindo o risco de acidentes.

6 – Usar os garfos corretamente:

É necessário sempre se certificar que o material esteja centralizado no garfo, de forma a garantir estabilidade à empilhadeira.

Não se deve dirigir a empilhadeira com os garfos erguidos, para não causar acidades.

7 – Usar o cinto de segurança:

O operador deve prezar por sua segurança, sempre fazendo o uso de cinto de segurança. Em casos de acidente, como um tombamento, o cinto pode salvar a vida do profissional.

EMPIMAQ

Somos uma empresa que preza por máxima eficiência e segurança, para que o transporte de suas cargas seja de qualidade.

Oferecemos maquinários para movimentação de carga com reconhecida qualidade e robustez, fácil operação e baixo custo de manutenção, proporciona maior agilidade para empresas.

Nossa linha de empilhadeiras é desenvolvida de acordo com os principais avanços tecnológicos do setor, para entregar força de operação em qualquer terreno. Confira nossos modelos!

RECEBER NOVIDADES   Empimaq

Cadastre-se para receber novidades

SIGA A GENTE   Empimaq

CONHEÇA MAIS SOBRE NOSSAS MÁQUINAS